top of page

      CURSO DE MESTRE 

 

KITETRIP VELASUL

14 E 15 DE DEZEMBRO 2024

 

Região dos Lagos:

​Ponto de encontro e local de hospedagem: UpWind (https://upwind.com.br/)

Endereço: R. Praia das Virtudes, 265 - Praia Seca, Araruama - RJ, 28970-991

A UpWind oferece uma excelente estrutura de cursos, pousada, hostel e 'dayuse' para praticantes do esporte, além de estar localizada exatamente em frente a uma excepcional raia de velejo na cristalina Lagoa de Aruruama.

 

Kitespot da Região: 

​Ponta da Alcaíra ou Acaíra, também conhecida como Arubinha, está localizada na Lagoa de Araruama, a 150 km da capital do Estado do Rio de Janeiro. Com uma geografia peculiar de um extenso banco de areia lagoa adentro, que gera uma barreira natural protetiva e torna a superfície da lagoa flat, o local é um verdadeiro paraíso para quem curte navegar em um espelho d’água liso e evoluir na modalidade.  Um oásis de bons ventos que atrai praticantes de esportes náuticos, principalmente kitesurfistas do mundo inteiro.

Previsão de condições

Vento e mar: 

windy

winguru

@windradar

Curiosidades sobre o Kitesurf

 

Visão Abrangente das Origens e Desenvolvimento do Esporte

O Kitesurf é um desporto aquático que utiliza um kite, ou papagaio, e uma prancha com suporte para os pés, sendo o objetivo, “voar” e deslizar sobre a água, puxado pelo kite. É uma mistura de windsurf, surf e wakeboard. Este desporto é recente e popular no mundo inteiro.

O kitesurf que nós conhecemos hoje foi criado por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux, em 1985. O nome veio da junção de duas palavras inglesas: kite, que significa pipa ou papagaio e surf, que quer dizer deslizar sobre a água. Mas muito antes disso já se ouvia falar do kite. Há cerca de 2 mil anos, os chineses já o utilizavam para auxiliar os barcos no transporte de materiais pesados.

O kite também teve outras funções no decorrer da história. O inglês George Peacock é considerado o pai da tração com kite por ter inventado, em 1826, uma estrutura em que uma carroça era puxada por kites a uma velocidade de até 20 km/h. O norte-americano, Samuel Franklin Cody chegou até mesmo a navegar no Canal da Mancha ao ser puxado por um kite. Em 1887, C. Jobert fez uma asa de salvamento “com a forma de U invertido” que funcionava através de um cabo ligado à embarcações mutiladas, arrastando-as para a costa, apenas com a força do vento.

Muito tempo depois, por volta dos anos 1970 e 1980 o kite chegou a ser usado para impulsionar canoas, patins, patins no gelo, esquis e esquis aquáticos. O suíço Andréas Kuhn foi quem chegou mais perto do kitesurf atual. Ele utilizava um kite de aproximadamente 25 metros quadrados para o impulsionar sobre uma prancha parecida com as wakeboards que conhecemos hoje em dia. Os seus saltos chegaram a ser televisionados e divulgados em toda a Europa.

Mas, havia ainda um grande problema a ser resolvido. O kite, ao cair na água, não permitia uma nova decolagem. Esse foi o grande diferencial do kite dos irmãos Legaignoux – eles criaram uma kite inflável que, além de permitir ser reerguido caso caísse na água, também retornava num ângulo de 10 graus contra o vento, ideal para a decolagem.

Kitesurfing: História 

 

​​Organizações Internacionais 
 

World Sailing: A World Sailing (https://www.sailing.org/) é o órgão regulador mundial do esporte da vela, oficialmente reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
 

IKA: A International Kiteboarding Association (https://www.kiteclasses.org/) é responsável pela gestão central e conjunta de seis classes internacionais de kiteboarding da World Sailing. São elas: 

IKA Formula Kite;

IKA KiteFoil;

IKA A's Youth Foil;

IKA Open;

IKA TwinTip:Racing;

IKA TwinTip:Freestyle.

GKA: A Global Kitesports Association (https://www.global-kitesports.org/) é um órgão unido e independente pela grande maioria das marcas mais estabelecidas do kitesurf, o objetivo da Global Kitesports Association (GKA) é representar os interesses da indústria de esportes de kite e apoiar e promover os interesses de todos os praticantes profissionais de kite.​

 

A GKA promove turnê mundial (https://www.gkakiteworldtour.com/) em 5 disciplinas do kite:

 

Kite-Surf;

Freestyle;

Big Air;

Hydrofoil Big Air;

Park.

IKO: A International Kiteboarding Organization (https://www.ikointl.com/) fornece certificação de reconhecimento mundial de praticantes da modalidade. De iniciantes à instrutores.

*Observação: há diversas outras organizações voltadas para a evolução da modalidade. As citadas acima são as de maior relevância. 

Locais Indicados para a prática no Estado do Rio de Janeiro


K7 – Kitepoint Rio (https://www.kitepointrio.com.br/2021/)
O KitePoint Rio fica em uma das melhores e mais seguras áreas para a prática do Kitesurf. São 200 metros de areia branca, limpa e sem obstáculos, características que tornam a experiência mais segura. O Clube tem localização privilegiada na Barra da Tijuca, com incidências médias de ventos ideais para a prática do esporte.

 

UpWind (https://upwind.com.br/)
A UpWind oferece uma excelente estrutura de cursos, pousada/hostel e dayuse para praticantes do esporte, além de estar localizada exatamente em frente a uma excepcional raia de velejo na cristalina Lagoa de Aruruama.

 

​Fabricantes e Marcas Famosas de Kites

A escolha de um kite é um processo bastante peculiar, pois envolve diversos fatores que podem influenciar a experiência do usuário. Os kites variam significativamente em preço, refletindo a qualidade dos materiais e a tecnologia utilizada em sua fabricação. Além disso, cada modelo é adaptado a diferentes estilos de uso, como freestyle, wave ou, permitindo que cada praticante encontre a opção que melhor se adequa às suas necessidades e preferências. Portanto, é fundamental considerar essas variáveis antes de fazer a sua escolha.

Aqui estão alguns fabricantes de reconhecimento e confiabilidade: 

Duotone Kites:

duotonesports.com/en/us/kiteboarding/kites

Cabrinha Kites

cabrinha.com/collections/kites

F-one Kites

https://www.f-one.world/kite/kites/

North Kites

northactionsports.com/collections/kites

Naish Kites

naish.com/collections/kite

Core Kites: 

ridecore.com/us/kite/kites/range

Tutorial e vídeo aulas de Kitesurf

Aplicativo DUOTONE ACADEMY
Uma ferramenta única para melhorar suas habilidades de kitesurf 

O aplicativo Duotone Academy foi projetado para aspirantes a kitesurfistas que desejam alcançar o próximo nível. Não importa se você é um novato ou experiente, o Duotone Academy App mostrará o que vem a seguir em sua progressão. De aulas para iniciantes a movimentos avançados de estilo livre, ondas e foiling, o aplicativo oferece dicas e truques para cada disciplina e nível de kitesurf.

Playstore link: DUOTONE ACADEMY APP

YouTube link: DUOTONE ACADEMY

 

Programa Televisivo Sobre Kitesurf

 

Link do Trailer Oficial:  Isso é Kitesurf

T1:E5 - Ilha de Maui, a meca do kitesurf

Stephan Figueiredo e Pedro Matos seguem com sua aventura pelo Havaí. Nesse episódio eles viajam para a ilha de Maui, a mais conhecida para a prática do kitesurf e considerada a raiz do esporte.

Canal Off (Globoplay)

​​BONS VENTOS E BOAS ONDAS! 

bottom of page